• Carregando...

Vinte e cinco cientistas brasileiros foram anunciados nesta quarta-feira (23) como autores do próximo relatório do Painel do Clima da ONU (IPCC). No total, haverá cerca de 830 pesquisadores de todo o mundo trabalhando no documento.

"É um número estupendo de cientistas do País. Um reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores brasileiros em mudanças globais", comemora Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), que integra o grupo.

O IPCC recebeu 3 mil indicações de cientistas. A ex-secretária nacional de Mudanças Climáticas Suzana Kahn, também escolhida pelo IPCC, afirma que, dos 25 brasileiros anunciados, 20 fazem parte do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

A ONU ressaltou que quase um terço dos autores vem de países em desenvolvimento e o grupo atual tem maior quantidade de mulheres autoras (elas são 25% do total). Mais de 60% dos cientistas nunca trabalharam antes com o painel.

O IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, foi criticado por falhas em seu relatório anterior. Por isso, uma revisão crítica do trabalho está em andamento. O novo relatório será divulgado entre 2013 e 2014. O painel brasileiro pretende terminar seu trabalho antes disso para poder contribuir com o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]