Vinte e cinco cientistas brasileiros foram anunciados nesta quarta-feira (23) como autores do próximo relatório do Painel do Clima da ONU (IPCC). No total, haverá cerca de 830 pesquisadores de todo o mundo trabalhando no documento.

CARREGANDO :)

"É um número estupendo de cientistas do País. Um reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores brasileiros em mudanças globais", comemora Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), que integra o grupo.

O IPCC recebeu 3 mil indicações de cientistas. A ex-secretária nacional de Mudanças Climáticas Suzana Kahn, também escolhida pelo IPCC, afirma que, dos 25 brasileiros anunciados, 20 fazem parte do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Publicidade

A ONU ressaltou que quase um terço dos autores vem de países em desenvolvimento e o grupo atual tem maior quantidade de mulheres autoras (elas são 25% do total). Mais de 60% dos cientistas nunca trabalharam antes com o painel.

O IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, foi criticado por falhas em seu relatório anterior. Por isso, uma revisão crítica do trabalho está em andamento. O novo relatório será divulgado entre 2013 e 2014. O painel brasileiro pretende terminar seu trabalho antes disso para poder contribuir com o documento.