Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu nesta terça-feira (12) o Nepal, deixando ao menos 42 mortos e 1.117 feridos, segundo as autoridades. O tremor acorre menos de três semanas após a tragédia que deixou 8 mil mortos no país.
O abalo teve seu epicentro registrado 76 km a nordeste de Katmandu, capital do país, e foi seguido de três réplicas, uma delas de magnitude 6,3.
Os moradores da capital, aterrorizados, abandonaram suas casas ao sentir o terremoto, que aconteceu às 12h35 locais (3h50 em Brasília) e durou quase um minuto.
As autoridades nepalesas ordenaram o fechamento do aeroporto de Katmandu.
O terremoto também foi sentido na região norte da Índia, em particular em Nova Déli, onde os imóveis tremeram e as pessoas abandonaram rapidamente os locais de trabalho.
O abalo teve origem a 18,5 km abaixo do solo, mais profundo que os 15 km do terremoto anterior. Terremotos mais próximos do solo costumam provocar danos maiores.
O Nepal ainda tenta se recuperar de um forte terremoto de magnitude 7,8, ocorrido no último dia 25, que deixou mais de 8 mil mortos e 17.800 mil feridos, segundo dados oficiais.
Este foi o terremoto de maior magnitude no país em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década, desde que em 2005 outro tremor ocasionou a morte de mais de 84 mil pessoas na Caxemira.
Deixe sua opinião