Uma forte réplica tremores de menor intensidade que seguem um terremoto de magnitude 4,5 atingiu ontem a capital do Haiti, Porto Príncipe, interrompendo momentaneamente os esforços de busca pelas vítimas do terremoto de terça-feira. Não houve relatos de novos desabamentos ou vítimas por causa do tremor.
O geofísico Paulo Caruso, do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), informou que o novo tremor não parece ter sido forte o suficiente para causar novos danos, embora mesmo um pequeno abalo possa fazer desabar os edifícios já danificados. O epicentro do novo tremor, registrado às 13h59, estava localizado a 10 km de profundidade e 25 km de Porto Príncipe.
Hotel Montana
Equipes de busca tentavam encontrar possíveis sobreviventes sob os escombros do Hotel Montana quando foram surpreendidas pelo novo tremor de terra. As buscas no local, onde foram ouvidas vozes pedindo socorro, foram interrompidas e retomadas minutos depois. O tremor durou aproximadamente 10 minutos.
Os novos tremores têm assustado a população que continua na capital Porto Príncipe. Muitos estão dormindo nas ruas, em tendas, com medo de que a terra volte a tremer. Na principal praça da cidade, a Praça Champs de Mars, há cerca de 50 mil pessoas, de acordo com a Cruz Vermelha.