Autoridades venezuelanas divulgaram nesta sexta-feira (1º) um novo vídeo do presidente Hugo Chávez gravado durante uma reunião de seu gabinete em Cuba, uma tentativa de diminuir as especulações de que os problemas de saúde do líder possam ameaçar sua capacidade de governar o país.
Chávez, que passou por uma cirurgia três semanas atrás e permaneceu afastado da mídia durante este período, anunciou na noite de quinta-feira (30) que teve um tumor cancerígeno que foi removido em Cuba. O presidente, porém, deixou muitas perguntas sem resposta, dentre elas quando vai retornar à Venezuela e que tipo de câncer ele teve.
No vídeo, gravado em 29 de junho, Chávez parece mais magro e é visto sentado à uma pequena mesa com seu irmão mais velho e governador do Estado de Barinas, Adan Chávez; com o chefe do Exército venezuelano Henry Rangel Silva e com o ministro de Relações Exteriores, Nicolas Maduro.
As imagens, com duração de quase 47 minutos, lembram mais o estilo do discurso de Chávez, que o tornou famoso em seus 12 anos no cargo: comentários prolixos, conversas com pessoas próximas, algumas músicas e piadas. "A disciplina que tenho com a recuperação da minha saúde é rigorosa, muito parecida com a que tínhamos quando cadetes", disse Chávez. Na quarta-feira, 30, o governo divulgou um vídeo de 90 segundos de Chávez passeando em Cuba e conversando com seu mentor, Fidel Castro.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião