Pelo menos cinco pessoas morreram neste domingo (08), entre elas dois peregrinos xiitas, e outras 14 ficaram feridas em vários ataques cometidos no Iraque, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério do Interior do país.

CARREGANDO :)

Os atentados contra os xiitas, os últimos de uma onda de ataques contra esta corrente do Islã, ocorreram nos arredores da cidade meridional de Karbala, aonde os peregrinos se dirigiam para participar da cerimônia em memória da morte do imame Hussein, neto do profeta Maomé e muito venerado pelo xiismo.

A fonte explicou que duas bombas explodiram durante a passagem dos fiéis, que chegam a milhares nesses dias em Karbala, causando a morte de dois deles e ferindo outros 13.

Publicidade

Em outro incidente, dois policiais e um civil morreram e um policial ficou ferido quando um grupo de homens armados atacou um posto de controle do Exército iraquiano na cidade de Fallujah, a oeste de Bagdá.

Na quinta-feira passada, uma série de atentados contra a comunidade xiita atingiu várias regiões do Iraque e deixou pelo menos 59 mortos, no pior dia de violência deste 2012.

Esta onda de violência ocorre em um contexto de grave crise política entre os líderes da comunidade xiita e sunita, suscitada após a retirada das tropas americanas do Iraque no fim de 2011.