São Paulo - O norte do Chile e a zona fronteiriça com o Peru foram afetados na manhã de ontem por tremores secundários relacionados ao sismo de 7,7 graus que atingiu esta mesma área na quarta-feira (14), informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Não há informações sobre danos materiais ou vítimas.
Os dois tremores tiveram magnitudes de 5,5 e 5,6 graus na escala Richter. Um foi registrado a leste de Arica, perto da fronteira com o Peru, outro na costa, a cerca de 60 quilômetros de Antofagasta. Em Tacna, no Peru, situada a aproximadamente 100 quilômetros de Arica, a população entrou em pânico com os novos tremores.
Estragos
O forte terremoto de 7,7 graus Richter que abalou o norte do Chile na quarta deixou 2 mortos, 45 feridos e 4 mil desabrigados, informaram as autoridades. "Há duas pessoas mortas, ambas são mulheres", disse a diretora do Escritório Nacional de Emergências do Ministério do Interior (Onemi), Carmen Fernández.
Fernández informou que as mulheres morreram na pequena cidade de Tocopilla 1.632 quilômetros ao norte de Santiago e perto do epicentro do tremor "por lesões diretas", ligadas ao sismo. As vítimas foram identificadas como Leontina Espejo, de 88 anos, e Olga Petronila Ortiz, de 54, soterradas em desabamentos.
A diretora revelou ainda que cerca de 50 trabalhadores ficaram isolados em um túnel entre Tocopilla e Iquique que desabou, mas destacou que todos estão a salvo e aguardam por resgate.