Bagdá (EFE/Folhapress) – O número 2 da organização terrorista Al Qaeda no Iraque, Abu Azzam, foi morto pelas tropas norte-americanas após ter sido delatado por um dos homens de seu entorno, informou ontem o comando americano. "As informações e a cooperação dada às forças de segurança iraquianas por um dos homens próximos a Abdala Nayem Mohammed al Yauari, conhecido como Abu Azzam, nos levou ao lugar onde ele se escondia, no oeste de Bagdá", diz um comunicado.

CARREGANDO :)

Desde abril, quando retornou ao Iraque, foi nomeado "chefe de operações" da Al Qaeda na capital iraquiana, conclui o comunicado. O assessor de Segurança Nacional do governo iraquiano, Muafaq al-Rubai, que também confirmou a morte de Abu Azzam, descreveu a operação como "uma das maiores derrotas infligidas à rede Al Qaeda no Iraque".

O porta-voz do governo iraquiano, Laith Kubba, afirmou ontem "que não tinha certeza" sobre a importância de Azzam na rede terrorista e lançou uma dúvida sobre a eficácia dos interrogatórios de suspostos membros da rede no combate à insurgência no Iraque. Os insurgentes também desmentiram o governo norte-americano.

Publicidade