Com a definição no 13º Distrito Congressional da Califórnia, a configuração da nova legislatura da Câmara dos Estados Unidos, que terá início em janeiro, finalmente foi definida nesta quarta-feira (4), quase um mês após a eleição.
A agência Associated Press informou que o democrata Adam Gray derrotou o deputado republicano John Duarte. Ambos já haviam se enfrentado em 2022 pela cadeira, quando Duarte venceu por uma diferença de apenas 564 votos, uma das menores na eleição para a Câmara naquele ano.
Agora, Gray bateu o adversário republicano por uma diferença ainda menor, de menos de 200 votos.
Com esse resultado, os republicanos, que já haviam assegurado maioria na Câmara, somaram 220 cadeiras na casa, contra 215 dos democratas. É um quadro praticamente igual ao da Câmara hoje, já que os republicanos têm 220 cadeiras e os democratas, 213 – dois assentos estão vagos no momento.
No Senado, os republicanos recuperaram o controle da casa e terão 53 das cem cadeiras na nova legislatura.
Porém, o partido do presidente eleito Donald Trump não conseguiu ultrapassar a barreira do chamado filibuster ou obstrução (60 assentos) para começar ou encerrar a discussão de um projeto de lei no Senado, o que permitirá que os democratas bloqueiem iniciativas republicanas na câmara alta mesmo sem terem maioria na casa.
8/1 completa dois anos com presos sendo tratados pior que traficantes
Indicada por Lula, futura presidente do Tribunal Militar diz que não é hora de discutir anistia
Evento 8/1: um abraço à democracia ou estratégia política? Assista ao Entrelinhas
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses