O jornal americano "The New York Times" processou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos nesta segunda-feira, exigindo que o órgão entregue documentos sobre o programa de espionagem doméstica da Agência Nacional de Segurança (ANS).
O jornal quer uma lista dos documentos, incluindo todos os memorando internos e e-mails sobre o programa de monitoramento de ligações telefônicas não aprovado pela Justiça.
Em dezembro do ano passado, o "Times" divulgou uma reportagem afirmando que a ANS começara a interceptar comunicações domésticas suspeitas de ligação com o grupo terrorista Al-Qaeda.
A reportagem renovou as críticas aos meios que o presidente George W. Bush utiliza na guerra contra o terrorismo. Bush considerou a revelação do jornal um "ato vergonhoso" e o Departamento de Justiça abriu uma investigação sobre o vazamento da informação.
O jornal pedira os documentos com base na Lei de Liberdade de Informação, e agora abriu o processo se dizendo insatisfeito com a resposta do Pentágono de que sua solicitação estava sendo "processada o mais rapidamente possível". O Departamento de Defesa não respondeu imediatamente à ação do "Times".