Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Integração

O bloco

O processo de formação de um bloco econômico passa por quatro etapas distintas. Veja quais são estas fases:

Zona de livre comércio – Nesta fase, os países que assinaram o tratado comprometem-se a eliminar as barreiras alfandegárias e as restrições aduaneiras. É estabelecido um intercâmbio livre de bens. Os países conservam total liberdade nas relações com outros Estados.

União aduaneira – Além da eliminação das barreiras alfandegárias, os países membros estabelecem uma tarifa externa comum para os produtos que venham de fora do bloco. Eles também passam a negociar com o exterior em bloco e não mais individualmente.

Mercado comum – Compreende a livre circulação de todos os fatores de produção, somando-se aos estágios anteriores a eliminação de barreiras e o estabelecimento de uma tarifa externa comum para os países que assinaram o tratado.

União econômica – É o regime de mercado comum em que estejam presentes compromissos comuns de políticas macro-econômicas e a coordenação das legislações nacionais referentes ao sistema econômico totalmente uniformizadas ou harmonizadas.

* 11,9 milhões de quilômetros quadrados é a área total dos quatro países que adotam as tarifas do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

* 210 milhões de pessoas vivem nos quatro países que são membros plenos do Mercosul. A maior parte desta população está concentrada no Brasil.

* 70% do território da América do Sul faz parte do Mercosul, que abrange ainda 64% da população e 60% do Produto Interno Bruto (PIB) dessa região.

* US$ 1,1 trilhão é o valor do Produto Interno Bruto (PIB) dos quatro países do Mercosul. Os maiores, Brasil e Argentina, respondem por 95% deste valor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.