O processo de formação de um bloco econômico passa por quatro etapas distintas. Veja quais são estas fases:
Zona de livre comércio Nesta fase, os países que assinaram o tratado comprometem-se a eliminar as barreiras alfandegárias e as restrições aduaneiras. É estabelecido um intercâmbio livre de bens. Os países conservam total liberdade nas relações com outros Estados.
União aduaneira Além da eliminação das barreiras alfandegárias, os países membros estabelecem uma tarifa externa comum para os produtos que venham de fora do bloco. Eles também passam a negociar com o exterior em bloco e não mais individualmente.
Mercado comum Compreende a livre circulação de todos os fatores de produção, somando-se aos estágios anteriores a eliminação de barreiras e o estabelecimento de uma tarifa externa comum para os países que assinaram o tratado.
União econômica É o regime de mercado comum em que estejam presentes compromissos comuns de políticas macro-econômicas e a coordenação das legislações nacionais referentes ao sistema econômico totalmente uniformizadas ou harmonizadas.
* 11,9 milhões de quilômetros quadrados é a área total dos quatro países que adotam as tarifas do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
* 210 milhões de pessoas vivem nos quatro países que são membros plenos do Mercosul. A maior parte desta população está concentrada no Brasil.
* 70% do território da América do Sul faz parte do Mercosul, que abrange ainda 64% da população e 60% do Produto Interno Bruto (PIB) dessa região.
* US$ 1,1 trilhão é o valor do Produto Interno Bruto (PIB) dos quatro países do Mercosul. Os maiores, Brasil e Argentina, respondem por 95% deste valor.