O notável José Martín, importante personagem nos processo de libertação de Argentina, Chile e Peru, foi eleito como o "maior argentino" pelo programa televisivo "O gene argentino", mais importante até do que personalidades consagradas como o jogador de futebol Diego Maradona, o guerrilheiro Ernesto Guevara ou ainda a mítica Eva Perón.

CARREGANDO :)

Alguns milhares de telespectadores elegeram como "o pai da Pátria" o militar argentino morto em 1850 na França, considerado um dos Libertadores da América do Sul no século XIX, junto com Simón Bolívar.

Dentre os dez finalistas, o único ainda vivo era Maradona, que foi desbancado pelo piloto de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio. O cirurgião René Favaloro, o humorista Alberto Olmedo e o desenhista e escritor Roberto Fontanarrosa também foram muito bem cotados.

Publicidade

Na votação final, San Martín obteve o título de máximo representante argentino com 55,8% dos votos, seguido por Favaloro e Fangio.

"San Martín é o exemplo de uma visão necessária para construir uma Nação, a de não brigar com os caudilhos nacionais, mas lutar para desarticular o poder imperial, desenvolver uma estratégia e tomar coragem para enfrentar o perigo e as calúnias", disse o jornalista e político Rodolfo Terragno, "advogado" de San Martín na disputa.