O menor animal vertebrado do mundo cabe com folga numa moeda de dez centavos de dólar. O minúsculo sapo Paedophryne amauensis, quando adulto, mede entre 7 e 8 milímeros. De acordo com Christopher Austin, professor da Universidade Estadual de Louisiana, que lidera a equipe de pesquisas, o tamanho é uma das razões que explicam o fato do animal ser desconhecido até hoje.
"É muito difícil encontrar um sapo tão pequeno, por isso ele ficou desconhecido por 200 anos", diz Austin. "É incrível descobrir estes sapos nas florestas da Nova Guiné, que sequer emitem som de sapos! Durante a noite, fazem um barulho agudo, como o de insetos."
O trabalho foi publicado nesta quarta-feira (11) na revista PLoS ONE. Chama a atenção dos pesquisadores o funcionamento de um organismo tão pequeno. Até então, o menor vertebrado conhecido era o peixe Paedocypris progenetica, cujo adulto mede de 7,9 a 10,3 milímetros.
"Um dos problemas enfrentados pelos pequenos vertebrados é a perda excessiva de água. Isto pode levar a uma morte rápida", ressalta o pesquisador. "Os sapos que descrevemos, no entanto, não vivem na água, por isso esta é uma descoberta interessante."
Ecologia
Os pesquisadores ainda não conhecem a ecologia destes sapos. Portanto, não podem afirmar ser eles já correm risco de extinção. Para Austin, uma das vantagens evolutivas do tamanho diminuto é a larga oferta de recursos pequenos na floresta, como os ácaros. Ele também falou sobre os sapos brasileiros: "Sabemos que há sapos muito pequenos no Brasil, mas nenhum deles deve ser tão pequeno como o Paedophryne amauensis. Acreditamos que este animal está bem próximo do melhor limite do menor tamanho em sapos vertebrados."