A primeira pesquisa de opinião de alta qualidade conduzida após o debate entre os pré-candidatos do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos da semana passada foi divulgada na segunda-feira (1º), e sugere que o debate mudou bastante o cenário - de uma maneira ruim para o ex-vice-presidente de Obama, Joe Biden, e boa para Kamala Harris e Elizabeth Warren, as mulheres que lideram a corrida.
A pesquisa da SSRS encomendada pela CNN mostra que Biden despencou dez pontos desde a última pesquisa, feita no final de maio. Enquanto isso, tanto Harris quanto Warren cresceram, nove pontos e oito pontos, respectivamente. O efeito cumulativo é que a liderança de Biden caiu para apenas cinco pontos de vantagem - sua menor vantagem em qualquer pesquisa de alta qualidade desde o início da corrida para a presidência americana em 2020.
Kamala Harris, a única mulher negra na disputa, confrontou Joe Biden questionando uma posição adotada por ele em relação a uma lei sobre segregação racial e educação pública da década de 1970. Na época, Biden era senador e se opôs à lei federal que obrigava as cidades a oferecer transporte para integrar escolas de áreas racialmente segregadas, o chamado "busing" - uma política que beneficiou a própria Kamala Harris na infância.
Os resultados praticamente confirmam o que os americanos já haviam percebido - que o debate foi um revés para Biden e uma vitória para Harris. Se há alguma surpresa, é a intensidade de como as coisas foram abaladas e a ascensão de Warren. Enquanto ela passou praticamente ilesa pelo debate da noite de quarta-feira, seu desempenho não foi tão elogiado como o de Harris, e ela não teve a chance de confrontar diretamente Biden ou Sanders.
A CNN também perguntou às pessoas qual candidato seria o melhor em vários assuntos. Em qual das quatro questões Biden se saiu pior? Relações raciais. Enquanto 29% acharam que Harris seria a melhor nesse quesito, apenas 16% escolheram Biden. Ele ainda ficou em segundo lugar, mas esse não seria o resultado esperado de alguém que já teve a maioria dos votos dos negros, segundo comentaristas políticos.
Assim ficou a disputa após o primeiro debate do Partido Democrata:
- Joe Biden: 22% (-10 desde a última pesquisa)
- Kamala Harris: 17% (+9)
- Elizabeth Warren: 15% (+8)
- Bernie Sanders: 14% (-4)
- Pete Buttigieg: 4% (-1)
- Corry Booker: 3% (-1)
- Beto O'Rourke: 3% (-2)
- Amy Klobuchar: 2% (-2)
- Todos os outros: 1% ou menos
Empolgação
Quase a metade dos eleitores do Partido Democrata diz estar extremamente entusiasmada com a eleição de 2020 no país, segundo a pesquisa da CNN. Dos eleitores registrados do partido, 47% disseram estar "extremamente entusiasmados" para votar em 2020 (entre os republicanos, a taxa é de 40%). A taxa de democratas entusiasmados é mais alta do que a de qualquer pesquisa já feita no mesmo período em eleições anteriores desde 2007 nos EUA.
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
STF condenou 265 pessoas pelos atos do 8/1 e absolveu apenas 4
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Deixe sua opinião