Nos últimos dias, a internet foi tomada por uma discussão sobre astrologia: os signos mudaram? A novidade é atribuída a uma declaração do astrônomo Park Kunkle, um dos diretores da Sociedade Planetária do Minnesota, nos EUA. Em entrevista a um jornal local de seu estado, ele afirmou que a posição do sol em relação à Terra mudou desde que os babilônios criaram o zodíaco. A conclusão do jornal foi de que haveria um 13.º signo, o Ophiuchus.
Entrevistado pelo blog io9 (http://io9.com), Kunkle afirma ter ficado surpreso com a reação de sua declaração. A entrevista seria sobre astronomia, segundo ele, e o especialista não imaginava que as suas observações se transformariam num artigo sobre a relação entre astronomia e astrologia.
O blog esclareceu o seguinte: "Não, Parke Kunkle não disse que o zodíaco deve incluir 13 signos em vez de 12 especialmente porque ele não acredita em astrologia. Ele apenas mencionou que os astrônomos costumam levar em conta a posição do sol a partir de 13 constelações, não 12, e Ophiuchus é a 13.ª. Mas na atual astrologia zodíaca, existem apenas 12. Eu apenas mencionei que ela está lá, e que os astrônomos realmente a utilizam... Então, se você realmente olhar as estrelas atrás do sol, ele realmente passa pela constelação de Ophiuchus. De qualquer maneira, ele acrescenta, os babilônios provavelmente tinham constelações totalmente diferentes".
O site escreveu ainda: "De alguma maneira, os breves comentários de Kunkle foram transformados em astrônomo diz que zodíaco deve ser revisto."
Nasa nega construção de foguete e cápsula
A Nasa afirmou ao Congresso que não poderá construir até 2016 um foguete propulsor e uma cápsula, como está previsto no orçamento aprovado, segundo um relatório divulgado esta semana em que os senadores pedem à agência que cumpram com suas obrigações. Legisladores do comitê senatorial do Comércio, Ciência e Transporte insistem que o projeto não é opcional. "A produção de um foguete propulsor e uma cápsula não é opcional, é a lei", indica um comunicado conjunto divulgado pelos senadores John Rockefeller, Kay Bailey Hutchison, Bill Nelson e David Vitter.