Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Obama abre 11 pontos sobre McCain, aponta Gallup

A última pesquisa diária do Instituto Gallup do período pré-eleitoral das eleições presidenciais norte-americanas, que ocorrerão nesta terça-feira (4), mostra o candidato democrata Barack Obama com 53% das intenções de voto, enquanto seu rival republicano, John McCain, tem 42%. A pesquisa foi feita entre eleitores potenciais e é do tipo tradicional, ou seja, leva em conta o histórico dos eleitores em sufrágios passados.

A pesquisa, conduzida entre 31 de outubro e 2 de novembro, foi publicada nesta segunda-feira (3) no site do instituto na internet e mostra que, quando os eleitores indecisos têm seus votos alocados proporcionalmente aos dois candidatos, Obama tem 55% das intenções de voto e McCain tem 44%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos e foram entrevistadas 2.472 pessoas.

"A pesquisa claramente mostra Obama finalizando a campanha com um movimento de apoio em ascensão e uma vantagem entre oito e onze pontos porcentuais entre os eleitores potenciais, nas últimas pesquisas diárias Gallup, a partir de 28 de outubro. A liderança de Obama nas intenções de voto, entre eleitores registrados e potenciais, é a maior na campanha", avaliou o Gallup.

Na pesquisa expandida com eleitores potenciais, onde o histórico eleitoral não é levado em conta, os dados são iguais: Obama lidera com 53% das intenções de voto e McCain está com 42%. Nessa pesquisa, a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e foram entrevistadas 2.458 pessoas. No terceiro modelo pesquisado pelo Gallup, entre os eleitores registrados, Obama tem 53% das intenções de voto e McCain tem 40%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, foram entrevistadas 2.824 pessoas.

Na pesquisa entre eleitores potenciais, modelo tradicional, o Gallup estima que mais de 64% dos eleitores dos Estados Unidos comparecerão às urnas nestas eleições, o que se for confirmado será um recorde. "A estimativa de comparecimento maior para este ano é baseada no crescimento da votação antecipada - 28% dos eleitores registrados ouvidos pelo Gallup disseram que já votaram - e o maior comparecimento dos afro-americanos às urnas, o maior nas últimas quatro eleições presidenciais", destacou o Gallup.

O Gallup avalia que é improvável um avanço de última hora, no dia das eleições, do candidato republicano John McCain. O instituto também avalia que os democratas estão mais propensos a votar: na pesquisa de hoje, 73% dos entrevistados declarados democratas e independentes simpatizantes do partido disseram que estão entusiasmados com as eleições e votarão, contra 59% dos republicanos e simpatizantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.