Nova Orleans - O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou ontem a Nova Orleans para passar junto aos moradores da cidade o quinto aniversário da passagem do furacão Katrina, que arrasou a cidade da Louisiana. "Nova Orleans está se recuperando, mas ainda existe trabalho a fazer", disse o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton. Mais de 1,8 mil pessoas morreram na tragédia, quando o Katrina, um furacão de categoria 5, rompeu os diques que submergiram a cidade. Cerca de 80% da cidade foi inundada.
Obama fez um discurso em Nova Orleans, no qual afirmou que "por causa de vocês, Nova Orleans está revivendo. Minha administração ficará e lutará ao lado de vocês até que o trabalho seja finalizado", disse Obama. Ele discursou na Universidade Xavier, uma instituição que ficou debaixo das águas em agosto de 2005.
A Casa Branca afirmou que o país reconstruiu 352 quilômetros de diques e implantou projetos de emergência para retirar a população, no caso da passagem de um furacão.
Após anos em que o progresso ficou paralisado, Nova Orleans estava ficando novamente em pé quando o vazamento de petróleo da BP, no Golfo do México, deu outro golpe na cidade. Entre abril e meados de julho, quando o vazamento foi contido, o poço Macondo derramou mais de 800 milhões de litros de petróleo no Golfo. O desafio de Obama é reconquistar a confiança dos moradores, que permanecem céticos a respeito das promessas do governo, após a resposta do então presidente dos EUA, George W. Bush, ter sido considerada inepta.