O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a abrir uma vantagem de dez pontos porcentuais nas intenções de voto sobre seu rival republicano John McCain, indica a pesquisa diária do Gallup, publicada neste domingo na página do instituto na internet. Na pesquisa de ontem, Obama tinha 50% e McCain estava com 42% das intenções de voto. A última pesquisa na qual o democrata liderou por dez pontos de vantagem foi a de 13 de outubro.
"Essa é a primeira pesquisa do Gallup feita apenas com entrevistas realizadas após o terceiro e último debate entre os dois candidatos, na noite de quarta-feira. O atual apoio a McCain, de 42% do eleitorado, está na média que ele recebeu nos últimos 18 dias, oscilando entre 41% e 43% das intenções de voto.
Já o apoio a Obama está no pico da média, que oscilou entre 48% e 52% nas intenções de voto no mesmo período", avalia o Gallup.
O instituto chama a atenção para o fato de 1% dos eleitores registrados terem dito que votarão em um candidato independente e que apenas 6% do eleitorado está indeciso, porcentual mais baixo, até agora, na disputa presidencial americana. A pesquisa do Gallup entrevistou 2.798 eleitores registrados entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro