O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, ao lado do ex-governador do IowaTom Vilsack, nomeado para a Secretaria de Agricultura
O presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (17) que o ex-governador de IowaTom Vilsack será o secretário de Agricultura em seu governo e que o senador Ken Salazar ocupará a pasta do Interior. As duas escolhas sinalizam uma ênfase nas suas propostas de reduzir a dependência energética do país.
Em entrevista coletiva na qual se referiu aos escolhidos como "os guardiões da paisagem norte-americana", Obama afirmou que eles estarão na linha de frente das iniciativas para reduzir o uso do petróleo importado e ampliar o consumo de energias renováveis, como os biocombustíveis.
Vilsack, defensor dos combustíveis renováveis, foi um popular governador em dois mandatos em Iowa - Estado produtor de etanol. Chegou a cogitar uma candidatura a presidente, mas em fevereiro de 2007 desistiu para apoiar Hillary Clinton.
Salazar é senador em primeiro mandato pelo Colorado, outro Estado que produz etanol. Ele chegou a atuar no passado como advogado em causas ambientais.
"Farei de tudo para reduzir a dependência do petróleo estrangeiro", disse Salazar, cuja futura pasta lida com questões de arrendamento de terrenos federais para a extração de petróleo, ao lado de várias outras questões, como os parques nacionais.
O futuro presidente disse que o Departamento do Interior estará "na linha de frente da política ambiental e energética". Como senador, Salazar criticou o governo Bush por sua pressa na concessão de licenças comerciais para a exploração de argila de petróleo em terrenos federais.
Ele também se opôs à venda de licenças para exploração de gás e petróleo no planalto de Roan, no Colorado, defendendo em vez disso concessões graduais em áreas ambientalmente sensíveis.
Nesta semana, Obama havia indicado o Nobel de Física Steven Chu para o cargo de secretário de Energia..
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA