O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reafirmou o compromisso de Washington para desenvolver "um novo modelo" de relações com a China, que esteja baseado em uma cooperação cada vez mais pragmática e na "gestão construtiva" das diferenças.
"Os Estados Unidos dão as boas-vindas ao surgimento de uma China estável, pacífica e próspera", afirmou Obama em comunicado emitido nesta quarta-feira (9) por ocasião da abertura da sexta rodada do Diálogo Econômico Estratégico bilateral entre os dois países em Pequim.
"Estamos comprometidos com o objetivo partilhado de desenvolver, com o tempo, um novo modelo de relações com a China, definido por uma cooperação cada vez mais prática e pela gestão construtiva das diferenças", destacou o líder.
"Estamos decididos a garantir que a cooperação defina nossa relação", insistiu Obama.
O diálogo em Pequim "será focado nos desafios e nas oportunidades que os dois países enfrentam em uma ampla gama de áreas bilaterais, regionais e mundiais de interesse econômico e estratégico imediato e de longo prazo", adiantou esta semana o Departamento de Estado.
- Obama pedirá US$ 3,7 bi para enfrentar imigração infantil
- Nove de cada dez espionados pela NSA eram usuários comuns, diz jornal
- Hillary defende direito de defesa a Edward Snowden
- Alemanha nega que documentos sobre NSA foram vazados por espião
- Merkel e Obama consideram Rússia "fundamental" para cessar-fogo na Ucrânia
Deixe sua opinião