O candidato à Casa Branca Barak Obama arrecadou desde julho mais 19 milhões de dólares num momento em que se aproximam as primárias, eleições internas em que o senador espera obter a candidatura democrata para a corrida presidencial americana de 2008, apesar de estar atrás de Hillary Clinton nas pesquisas.
Assessores do senador de Illinois disseram nesta segunda-feira que Obama obteve recursos de 93.000 novos doadores neste terceiro trimestre numa nova coleta para sua campanha, que terminou no domingo.
Com a nova injeção de recursos, Obama conta com um total de 80 milhões de dólares.
Seus assessores rapidamente assinalaram que este valor representa um golpe para os que apontam Hillary Clinton como ganhadora da nomeação democrata.
"Muitos em Washington gastaram as últimas semanas defendendo que o resultado desta corrida já foi decretado, e que as primárias são só uma formalidade", disse o coordenador de campanha de Obama, David Plouffe.
"Mas só neste trimestre, mais 93.000 americanos se uniram a nossa campanha porque desejam uma mudança e acreditam que Barack Obama é o único candidato que pode realizá-la", ressaltou.
A arrecadação trimestral dos fundos dos candidatos é observada de perto pelos analistas como fortes indicadores de popularidade e capacidade para comprar espaços publicitários na televisão para, assim, custear a longa campanha eleitoral.
Clinton, que lidera as pesquisas para a nomeação democrata, ainda não revelou o montante arrecadado no último trimestre.
Deixe sua opinião