Nova Iorque - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, avançou nas pesquisas de intenção de voto na Flórida, Ohio e Pensilvânia, três estados que devem ser cruciais nas eleições de 4 de novembro.
As pesquisas da Universidade Quinnipiac, realizadas depois do primeiro debate entre os dois candidatos na Universidade do Mississippi, mostram que o apoio a Obama superou 50% na Pensilvânia, Ohio e Flórida, que, somados, representam 68 votos eleitorais.
A eleição presidencial nos Estados Unidos se decide com os votos dos delegados no Colégio Eleitoral, um órgão onde cada estado conta com um número de votos proporcional a sua população. Para ganhar, o candidato precisa obter 270 votos entre os representantes de cada estado.
Na Flórida, a pesquisa aponta que Obama é o candidato favorito de 51% dos entrevistados, contra apenas 43% do republicano John McCain.
O senador por Illinois vence por uma margem de oito pontos porcentuais também em Ohio, que começou votação antecipada na terça-feira.
Já na Pensilvânia, onde Obama perdeu por ampla margem nas primárias democratas para a senadora Hillary Clinton, ele tem a maior margem apontada pela pesquisa: 54% contra apenas 39% do senador republicano.
Os pesquisadores da universidade, que tem sede em Connecticut, atribuíram estes resultados ao enfraquecimento do fenômeno Sarah Palin, e a uma maior confiança dos eleitores na capacidade de Obama em conduzir a economia.
Nenhum candidato ganhou a eleição presidencial desde 1960 sem vitórias em pelo menos dois destes três estados.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião