O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou hoje à Irlanda para uma visita não oficial de um dia, no início de um giro do líder americano por alguns países europeus. Obama deve fazer uma visita às terras no interior da Irlanda onde viveram alguns de seus ancestrais, além de falar em um grande evento público no centro da capital Dublin.
O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, deve conversar com o presidente mais tarde sobre a iniciativa do governo local para garantir um melhor acordo de ajuda da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Sofrendo com uma profunda crise bancária, a Irlanda se viu forçada a aceitar um pacote de ajuda de 67,5 bilhões de euros da UE e do FMI em novembro passado.
No entanto, o principal objetivo da visita, em grande parte informal, é a ida do presidente a Moneygall, uma pequena cidade no condado de Offaly, onde seu distante ancestral pelo lado materno Falmouth Kearney partiu para os EUA, em 1850. Obama é o primeiro presidente dos EUA a ter ascendência irlandesa desde o presidente John Kennedy, que fez uma visita ao país no início dos anos 1960. Na viagem, Obama passará ainda por Reino Unido, França e Polônia.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião