O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou na Malásia neste sábado para uma visita oficial. O país é o terceiro destino do seu giro pelo continente asiático, que já o levou para Japão e Coreia do Sul. Obama é o primeiro presidente a viajar à Malásia em quase meio século.
O avião presidencial aterrissou em uma base aérea próxima a Kuala Lumpur. Obama foi recebido por uma comitiva militar e pelo ministro de Relações Exteriores malaio, que o acompanhou até a Praça do Parlamento, onde o primeiro-ministro, Najib Razak, esperava o norte-americano.
Hoje à noite Obama será homenageado em um jantar de Estado no Palácio Nacional. Amanhã, deve se reunir com lideranças jovens da Malásia e também terá um encontro oficial com Razak. A expectativa é que os dois tratem de comércio, defesa e segurança marítima. A Malásia é um dos 12 países que estão negociando a Parceria Transpacífico para um acordo de livre comércio, uma prioridade para a agenda econômica global de Obama.
"Eu vejo a minha visita como uma oportunidade de estabelecer as bases para laços ainda mais estreitos para os próximos anos", disse Obama recentemente em entrevista a um jornal local. Depois de deixar a Malásia, o presidente deve seguir para as Filipinas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião