O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou nesta terça-feira que há um estado de emergência em Porto Rico na áreas atingidas pelo furacão Irene, informou a Casa Branca em comunicado.
Obama ordenou ajuda federal para complementar os esforços que têm sido feitos para reduzir os impactos do furacão no país, contando para isso com as ações da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência. Os EUA vão fornecer 75% de financiamento para as medidas emergenciais de proteção em Porto Rico, o que se limitará à assistência federal direta.
O furacão Irene ocasionou o corte no fornecimento de energia elétrica para mais de um milhão de pessoas, derrubou árvores, inundou ruas e deixou mais de 700 pessoas desabrigadas em sua passagem pelo país, na segunda-feira, de acordo com relatórios. O Irene é o primeiro furacão da temporada do Atlântico neste ano. Ele agora é um furacão da categoria 2, mas pode tornar-se um grande furacão ainda nesta terça-feira, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões, sediado no Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.