O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende nomear a senadora e ex-rival na campanha presidencial, Hillary Rodham Clinton, como secretária de Estado de seu gabinete amanhã de acordo com autoridades do partido democrata que não quiseram ser identificadas.
Os conselheiros disseram que Obama havia estudado por alguns meses a possibilidade de Hillary atuar como sua principal diplomata, acrescentando que ambos discutiram o assunto numa reunião em Chicago em 13 de novembro, uma semana depois da eleição.
Hillary inicialmente teria mostrado interesse e depois hesitado, preocupada em abdicar de sua posição no Senado. O receio, no entanto, foi suavizado após Obama garantir que ela teria acesso direto ao presidente e poderia escolher a própria equipe, segundo conselheiros. Alguns democratas e analistas do governo dizem que Hillary é muito independente e politicamente ambiciosa para servir como secretária de Estado.
Um dos conselheiros de Obama, no entanto, disse que o presidente eleito acredita que a nomeação traria credibilidade instantânea para as relações diplomáticas dos EUA, de forma que as vantagens de ter a atual senadora no cargo compensariam as potenciais desvantagens.
Durante a disputa pela candidatura do partido democrata na eleição presidencial dos EUA, Obama e Hillary travaram disputas sobre a questão das relações exteriores norte-americanas.
Enquanto Obama criticava o voto da senadora a favor da guerra no Iraque, Hillary dizia que o rival não possuía experiência suficiente para ser presidente. Ela também censurava a proposta de Obama sobre uma reunião dos EUA com países que possuem relações estremecidas com os EUA, como Irã e Cuba, sem a exigência de contrapartidas.
Carreira
Hillary foi a primeira-dama norte-americana durante o governo de Bill Clinton, de 1993 a 2001. No mesmo ano em que George W. Bush venceu Al Gore nas eleições para a Casa Branca, ela concorreu como senadora democrata pelo Estado de Nova York e, em 2006, venceu a reeleição, conquistando favoritismo para a disputa presidencial deste ano.
No Senado dos EUA, Hillary serviu no Comitê das Forças Armadas, no Comitê de Meio Ambiente e Trabalhos Públicos e no Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões.