O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende nomear a senadora e ex-rival na campanha presidencial, Hillary Rodham Clinton, como secretária de Estado de seu gabinete amanhã de acordo com autoridades do partido democrata que não quiseram ser identificadas.

CARREGANDO :)

Os conselheiros disseram que Obama havia estudado por alguns meses a possibilidade de Hillary atuar como sua principal diplomata, acrescentando que ambos discutiram o assunto numa reunião em Chicago em 13 de novembro, uma semana depois da eleição.

Hillary inicialmente teria mostrado interesse e depois hesitado, preocupada em abdicar de sua posição no Senado. O receio, no entanto, foi suavizado após Obama garantir que ela teria acesso direto ao presidente e poderia escolher a própria equipe, segundo conselheiros. Alguns democratas e analistas do governo dizem que Hillary é muito independente e politicamente ambiciosa para servir como secretária de Estado.

Publicidade

Um dos conselheiros de Obama, no entanto, disse que o presidente eleito acredita que a nomeação traria credibilidade instantânea para as relações diplomáticas dos EUA, de forma que as vantagens de ter a atual senadora no cargo compensariam as potenciais desvantagens.

Durante a disputa pela candidatura do partido democrata na eleição presidencial dos EUA, Obama e Hillary travaram disputas sobre a questão das relações exteriores norte-americanas.

Enquanto Obama criticava o voto da senadora a favor da guerra no Iraque, Hillary dizia que o rival não possuía experiência suficiente para ser presidente. Ela também censurava a proposta de Obama sobre uma reunião dos EUA com países que possuem relações estremecidas com os EUA, como Irã e Cuba, sem a exigência de contrapartidas.

Carreira

Hillary foi a primeira-dama norte-americana durante o governo de Bill Clinton, de 1993 a 2001. No mesmo ano em que George W. Bush venceu Al Gore nas eleições para a Casa Branca, ela concorreu como senadora democrata pelo Estado de Nova York e, em 2006, venceu a reeleição, conquistando favoritismo para a disputa presidencial deste ano.

Publicidade

No Senado dos EUA, Hillary serviu no Comitê das Forças Armadas, no Comitê de Meio Ambiente e Trabalhos Públicos e no Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões.