O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sua esposa, Michelle, e o casal Bill e Hillary Clinton homenagearam nesta quarta-feira (20) o presidente John F. Kennedy depositando flores em seu túmulo no cemitério de Arlington, nos arredores de Washington.
O 50º aniversário do assassinato de Kennedy, ocorrido em 22 de novembro de 1963 em Dallas, no Texas, será celebrado nesta sexta-feira.
Os Obama e os Clinton estavam acompanhados por membros da família Kennedy, entre eles Ethel, viúva do senador Robert Kennedy, irmão de John e que também foi assassinado, em um hotel de Los Angeles em 1968.
Também estava presente Jack, filho de Caroline Kennedy, a única filha viva do casamento entre John e Jackie Kennedy.
Caroline Kennedy está em Tóquio, onde nesta terça-feira entregou suas credenciais como nova embaixadora dos EUA no Japão ao imperador Akihito.
Em um dia ensolarado, mas frio em Washington todos os presentes à cerimônia usavam casacos em tons escuros e Michelle Obama vestia grená.
Não houve discursos. Obama cumprimentou e conversou com alguns dos membros do clã Kennedy e inclusive pegou um bebê que em seguida começou a chorar e foi amparado por Michelle.
No túmulo onde jaz John F. Kennedy também estão sua esposa Jackie, que morreu em 1994; uma filha do casal que nasceu morta em 1956; e o bebê Patrick, que morreu em 1963, por problemas respiratórios dois dias após seu nascimento.
Após o assassinato do presidente, Jackie Kennedy decidiu deixar em Arlington os restos de seu marido e, inspirando-se no túmulo do soldado desconhecido sob o Arco de Triunfo de Paris, pediu que se colocasse uma chama que ardesse permanentemente.
Em 29 de outubro essa chama voltou a arder junto ao túmulo de Kennedy após ter sido transferida na primavera a uma localização temporária enquanto eram realizadas obras de melhoria na pira.
Antes da visita a Arlington o presidente Obama entregou hoje na Casa Branca a 16 personalidades as Medalhas da Liberdade, a máxima honra civil dada pelo governo dos EUA e que foram estabelecidas por Kennedy há 50 anos.
Esta noite Obama oferecerá um jantar em homenagem aos agraciados, entre eles Bill Clinton, um tributo a Kennedy dois dias antes do 50º aniversário de seu assassinato.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura