O democrata Barack Obama e o republicano John McCain evitaram nesta quarta-feira (20) as perguntas sobre os candidatos a vice, preferindo, cada um deles, reivindicar sua superioridade em questões de segurança nacional e economia.
Em visita à Virgínia, reduto de um possível companheiro de chapa, o governador Tim Kaine, Obama ignorou as perguntas sobre a escolha, que deve ser anunciada nos próximos dias e sacramentada na convenção da semana que vem.
"Quanto tempo você levou para pensar nessa pergunta?", ironizou ele para um jornalista numa feira agrícola da Carolina do Norte.
Para McCain, as perguntas sobre o companheiro de chapa partiram de um eleitor do Novo México e de uma radialista conservadora. Ambos queriam saber se o vice republicano será alguém contrário ao direito ao aborto.
O senador, que é contra o direito ao aborto, preocupou os conservadores na semana passada quando disse que não descartava a escolha do ex-governador da Pensilvânia Tom Ridge, que é favorável à prática.
"Vou indicar uma pessoa para ser vice-presidente, meu companheiro de chapa, que compartilhe dos meus princípios, meus valores e minhas prioridades, e é isso que eu posso lhes dizer", afirmou McCain no Novo México.
Há rumores de que McCain anunciará seu vice no dia 29, seu aniversário de 72 anos, quando realiza um grande comício em Ohio, um dia depois do final da convenção republicana.
"Já houve coisas na mídia - 'ele já se decidiu, ele vai anunciar em tal ou tal dia'. Eu não tomei uma decisão, estamos no processo, e se eu disser algo além disso garanto que haverá outra tempestade dessas. Obviamente vamos anunciar em breve, porque não temos escolha, mas devo lhe dizer que é uma das coisas mais difíceis que eu já fiz", disse McCain à radialista Laura Ingraham.
A história mostra que a escolha do vice tem pouco impacto sobre a eleição de novembro, mas o anúncio é uma forma de cada candidato atrair os holofotes para si.
A convenção democrata vai de segunda a quinta da semana que vem, e o evento republicano começa na semana posterior.
Obama deve aparecer com seu candidato a vice já no sábado, quando formaliza sua candidatura para a convenção de Denver. As principais especulações recaem sobre Kaine, que na quinta-feira participa da campanha com Obama, e os senadores Evan Bayh e Joseph Biden.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink