Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain, se enfrentarão em três debates, sendo o primeiro deles em 26 de setembro, informaram nesta quinta-feira (21) as campanhas em comunicado conjunto. Os debates são patrocinados pela Comissão de Debates Presidenciais, um painel apartidário criado em 1987. Os encontros seguirão regras preestabelecidas pelas campanhas.
O debate do dia 26 de setembro, na Universidade do Mississippi, será centrado em política externa e segurança nacional e será moderado pelo Jim Lehrer, da PBS. O debate será dividido em nove segmentos de nove minutos cada, tendo os candidatos dois minutos para comentar temas específicos. Após as respostas, haverá um período de cinco minutos de discussões abertas.
O segundo debate será mediado por Tom Brokaw, da NBC, na Universidade Belmont. Nessa ocasião o democrata Obama e o republicano McCain responderão a perguntas da platéia e da internet. O mediador não fará nenhuma pergunta.
O último ocorrerá em 15 de outubro em Long Island, na Universidade Hofstra, en Nova York, mediado por Bob Schieffer, da CBS. O debate terá o mesmo formato do primeiro, com a diferença de que os candidatos terão 90 segundos ao final para uma declaração de encerramento.
Os candidatos a vice-presidente debaterão em Saint Louis, em 2 de outubro. O formato desse encontro será definido após Obama e McCain apontarem os nomes. Todos os debates começarão às 9 horas e durarão 90 minutos.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura