O presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, prometeram nesta quarta-feira (24) trabalhar juntos no tema dos mísseis da Coreia do Norte. As declarações foram feitas após encontro entre os dois líderes na Casa Branca.
Obama disse a Aso que pretende reforçar os laços dos Estados Unidos com o Japão, país que descreveu como uma "pedra fundamental" para a política de segurança de Washington no leste da Ásia. Aso, que luta para permanecer no poder, foi o primeiro líder estrangeiro a reunir-se com Obama desde sua posse, em 20 de janeiro.
De acordo com o presidente americano, a escolha de se encontrar primeiro com Aso é uma prova da forte parceria entre Washington e Tóquio. "A amizade entre os Estados Unidos e o Japão é extraordinariamente importante para nosso país", disse Obama durante o encontro com o primeiro-ministro no Salão Oval. "Nós acreditamos que temos uma oportunidade para trabalhar juntos, não apenas em questões relacionadas aos territórios do Pacífico, mas em todo o mundo.
Obama ainda destacou a importância do Japão no combate ao aquecimento global e na situação no Afeganistão. O presidente também afirmou que Tóquio é um aliado vital para a recuperação econômica dos EUA. Aso garantiu que os dois países trabalharão lado a lado para resolver os problemas relacionados à crise financeira mundial. As informações são da Associated Press.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião