• Carregando...

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, anunciaram nesta segunda-feira (18) que concordam em buscar soluções conjuntas para resolver seu conflito sobre os planos de Washington de instalar um escudo antimísseis na Europa.

"Apesar das diferenças em nossas avaliações, concordamos que continuaremos buscando conjuntamente soluções aos desafios sobre a defesa antimísseis", disseram em uma declaração conjunta, depois de se reunirem antes do início da cúpula do G20 na localidade mexicana de Los Cabos (noroeste).

O plano americano de instalar um escudo antimísseis, apoiado pela Otan, provocou uma forte tensão nas relações entres os dois países nos últimos anos.

Moscou quer um acordo vinculante que estabeleça que o sistema de defesa não estará dirigido nem será usado contra a Rússia em nenhum momento.

O comunicado conjunto foi produto da primeira reunião entre Obama e Putin desde que ele voltou à presidência de seu país.

Os presidentes também estabeleceram um compromisso para implantar um novo tratado de redução de armas nucleares START, estabelecido entre Obama e o anterior presidente russo, Dmitri Medvedev, em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]