O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, estão empatados com 47% de apoio cada um entre prováveis eleitores, segundo uma nova enquete divulgada neste domingo (21).
A pesquisa, da rede "NBC" e o "The Wall Street Journal", foi feita entre 17 e 20 de outubro, logo após o segundo debate entre os dois candidatos, que aconteceu em uma universidade nova-iorquina na qual Obama venceu Romney, mas por uma margem pequena.
Na enquete anterior da "NBC" e do "The Wall Street Journal", elaborada antes que começassem os debates presidenciais, Obama tinha uma leve vantagem entre os prováveis eleitores frente a Romney (49% a 46%).
Esta última pesquisa, que entrevistou 1 mil eleitores registrados, dos quais 816 têm intenção de votar, mostrou também que o candidato presidencial republicano lidera entre os homens (53% a 43%), enquanto Obama é favorito entre as mulheres (51% a 43%).
Entre todos os 1 mil eleitores registrados que participaram da enquete, cuja margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, o presidente leva a vantagem, com 49% de preferência contra os 44% de Romney.
Com apenas 5% dos eleitores ainda indecisos, esta reta final da campanha para as eleições de 6 de novembro está sendo uma das mais disputadas da história recente.
O site sobre política "RealClearPolitics", que faz uma média das principais pesquisas de opinião, também mostra um empate de 47% em intenções de voto entre Obama e Romney.
Nos 10 estados indecisos que são cruciais para ganhar em novembro e nos quais Obama venceu em 2008 a disputa é muito acirrada.
Uma pesquisa divulgada no sábado dá ao presidente uma vantagem de um ponto (49% a 48%) sobre Romney em Ohio, enquanto na Flórida é o republicano o que está à frente com de um a três pontos de diferença, segundo várias pesquisas.