O candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, elogiou a escolha de Sarah Palin para compor a chapa republicana com John McCain. O anúncio foi feito nesta sexta-feira em Dayton . Obama elogiou o fato de uma mulher ter sido escolhida para vice, o que considerou uma prova de que o país está avançando na política. Ele disse que não a conhece, mas que parece ser alguém fascinante com uma história pessoal extraordinária. Mas o candidato democrata aproveitou para alfinetar os adversários. Obama disse que a governadora do Alasca vai fazer muito pelos republicanos, mas disse que será "mais do mesmo".
A governadora é descrita como uma política conservadora, uma cristã devota e ativista contra o aborto.
- Os princípios contam mais do que a linha política do partido - afirmou, para intensos aplausos da platéia em Dayton.
A senadora democrata Hillary Clinton elogiou a escolha de John McCain. Após a indicação da vice do republicano, a senadora enviou um comunicado:
"Nós devemos ter orgulho da histórica indicação de Sarah Palin e eu a parabenizo e ao senador McCain. A Governadora Palin será uma voz importante nos debates".
Atualmente, Palin está sob investigação no Alasca por causa da demissão, no fim de julho, de um comissário de segurança pública. A governadora é acusada de demissão por motivos pessoais.
A campanha de Barack Obama disse que a escolha de Palin é "irresponsável".
- Hoje John McCain colocou a ex-prefeita de um município de 9 mil habitantes com experiência zero em política externa e um passo da Presidência - disse o porta-voz da campanha de Obama, Bill Burton.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos