O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira (1º) a escolha do conselheiro econômico da Casa Branca Brian Deese como vice-diretor do Escritório de Administração e Orçamento (OMB, na sigla em inglês). Deese, atual vice-diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, vai se juntar a Sylvia Mathews Burwell, uma ex-funcionário do governo Clinton que mais tarde tornou-se presidente da Fundação Walmart, a quem Obama nomeou como diretora do OMB.
"Desde ajudar a navegar o nosso resgate de um sistema financeiro à beira de um colapso a reequipar a indústria automobilística para a elaboração de uma política para colocar nosso país em um caminho fiscalmente sustentável, Brian Deese provou ser um membro indispensável da minha equipe econômica", disse Obama em um comunicado. "Ele tem uma compreensão profunda e intuitiva da política econômica e orçamentária, e estou confiante de que ele vai servir bem à América nesta nova função", acrescentou Obama.
A Reuters antecipou no mês passado que Deese era um dos principais candidatos a ser nomeado para o cargo. Deese atualmente coordena as políticas da Casa Branca sobre impostos, regulação financeira, energia limpa e indústria.
Se forem confirmados pelo Senado, Deese e Burwell estarão entre os principais responsáveis pela execução das metas orçamentárias do presidente para reduzir o déficit dos EUA ao mesmo tempo em que é preciso incentivar investimentos em áreas que estimulem a competitividade dos EUA, tais como a educação infantil e a tecnologia de energia limpa.
Antes de chegar à Casa Branca, Deese atuou como diretor de política econômica da pré-campanha presidencial de 2008 da então senadora Hillary Clinton.
Ele se tornou um dos raros funcionários de Hillary a desembarcar no grupo de Obama após a derrota da senadora na disputa pela indicação democrata à Presidência naquele ano, servindo como vice-diretor de política econômica da campanha de Obama.