O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou na sexta-feira sua amiga de longa data Valerie Jarrett ao cargo de principal assessora da Casa Branca.
Jarrett, que contratou a mulher do presidente, Michelle Obama, para um emprego na prefeitura de Chicago há anos, é uma das amigas e assessoras mais próximas do presidente eleito. Houve diversas especulações em torno de seu nome sobre qual papel iria desempenhar na nova administração.
Porém, Obama decidiu colocá-la no cargo de assessora principal, segundo uma fonte próxima ao presidente eleito. A decisão ainda não foi anunciada oficialmente.
Especulava-se que Jarrett era cotada para algum cargo como secretária da Habitação ou Transporte, para a assessoria da Casa Branca e para substituir Obama no Senado. Experiente em negociação, persuasão e resolução de conflito, possui um longo histórico de relações com a comunidade negra. Advogada, ela faz parte da equipe de transição.
É leal a Obama e à mulher dele, Michelle, e já ajudou o casal a tomar decisões e resolver problemas. Mas não tem experiência em Washington.
Jarrett trabalhava como advogada e, depois, chegou à prefeitura de Chicago, onde foi vice na chefia do gabinete do prefeito Richard Daley, passando então a comissária de planejamento e presidente da Autoridade de Trânsito de Chicago.
Em 1995, deixou o governo municipal para trabalhar na Habitat Company, empresa de construção residencial.