O presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Barack Obama em um comício na Filadélfia, Pensilvânia, 2022| Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER
Ouça este conteúdo

O ex-presidente americano Barack Obama disse a pessoas mais próximas que o atual mandatário, Joe Biden, deve "reconsiderar seriamente" o futuro de sua candidatura à reeleição, informou o jornal Washington Post nesta quinta-feira (18).

CARREGANDO :)

De acordo com a publicação, Obama acredita que as chances de vitória de Biden "foram consideravelmente reduzidas".

Obama só falou com Biden uma vez desde o debate cara a cara com o rival republicano na disputa pela Casa Branca, o ex-presidente Donald Trump, que disparou o alarme no Partido Democrata.

Publicidade

Desde então, Obama tem mantido contato com a influente líder democrata Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes, que tem sido enigmática em suas declarações públicas sobre o futuro de Biden.

Em particular, Pelosi teria dito a Biden que ele não tem chances de derrotar Trump em novembro, segundo noticiou a CNN nesta quinta.

Obama parece ter expressado preocupação a pessoas próximas, de acordo com o Post, sobre os números das pesquisas que mostram uma vitória clara de Trump e o fato de que alguns doadores estão abandonando o atual presidente.

Biden está atualmente em isolamento em sua residência em Delaware depois de testar positivo para covid-19 nesta quarta-feira, forçando-o a cancelar um discurso de campanha para a organização latina UnidosUS no estado de Nevada, que é crucial para a disputa eleitoral.

Em uma entrevista gravada para a emissora Univisión antes de saber de seu diagnóstico, o presidente reafirmou sua intenção de permanecer na disputa e rejeitou os apelos de membros do partido, doadores e comentaristas de televisão para que ele passe o bastão a um candidato mais jovem para enfrentar Trump em novembro.

Publicidade

"Com a idade, vem a sabedoria. Sei a diferença entre a verdade e a mentira, o certo e o errado. Sei o que precisa ser feito. Realizamos mais em quatro anos para o povo americano e a comunidade latina do que qualquer outro presidente em um período semelhante", disse Biden em sua defesa.

Esse vazamento sobre as preocupações de Obama ocorre em um momento de pressão renovada para que Biden desista, com vários veículos de comunicação observando que ele não tem apoio entre nomes de destaque do Partido Democrata.

Nesta quinta-feira, o portal Axios informou que vários líderes democratas acreditam que essa pressão crescente poderia convencer Biden a desistir da corrida presidencial, possivelmente já neste fim de semana.

De acordo com recentes vazamentos na imprensa, Pelosi, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e o líder democrata na Câmara dos Representantes, Hakeem Jeffries, conversaram em particular com Biden na semana passada para expressar suas preocupações.

Schumer e Jeffries alertaram Biden de que sua candidatura coloca em risco a atual maioria democrata no Senado e dificulta a retomada da Câmara dos Representantes, de acordo com Washington Post.

Publicidade

Além disso, 23 congressistas democratas (22 representantes e um senador) pediram publicamente que Biden encerre sua candidatura e passe o bastão para outro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]