O presidente americano, Barack Obama, fará uma histórica visita à cidade de Hiroshima durante uma passagem pela Ásia neste mês, informou a Casa Branca nesta terça-feira (10).
Será a primeira visita de um presidente americano em exercício a uma das duas cidades arrasadas pelas bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos, em agosto de 1945.
Hiroshima foi atingida em 6 de agosto e Nagasaki, três dias depois.
Obama vai a Hiroshima na companhia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em uma viagem que já estava prevista à Ásia, entre 21 e 28 de maio -o americano também irá ao Vietnã.
Em 2009, em um discurso em Praga em que defendeu um mundo sem armas nucleares, Obama disse que se sentiria “honrado” em poder visitar Hiroshima e Nagasaki, em algum momento de seu mandato na Casa Branca.
No mês passado, o secretário de Estado, John Kerry, foi a Hiroshima, disse que Obama gostaria de ir à cidade, mas não sabia dizer se haveria tempo para a visita.
Sobreviventes da bomba atômica e outros moradores de Hiroshima dizem ter mais expectativas a respeito de progressos no descarte de armas nucleares que sobre um pedido de desculpas dos americanos.
A Casa Branca descartou a possibilidade de Obama se desculpar pelo bombardeio em Hiroshima.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia