O jantar de arrecadação de fundos para a campanha eleitoral do presidente Barack Obama, realizado no domingo em Atherton, na Califórnia, contou com a presença da cantora Lady Gaga. O ingresso para o evento custava US$ 35 mil por pessoa, segundo a emissora americana de tevê CNN.
Com a presença de cerca de 70 pessoas, o jantar foi realizado sob uma tenda no jardim de Cheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook.
Segundo relatos da ABC News, apesar do apoio demonstrado, Gaga pressionou o presidente por apoio a sua campanha anti-bullying.
Ela teria agradecido seu trabalho na tentativa de acabar com o bullying com a primeira-dama, Michelle Obama, mas pediu aos doadores presentes que fizessem mais para acabar com a discriminação contra adolescentes gays.
Dias antes do evento, Gaga havia afirmado em sua conta pessoal na rede de microblog Twitter que se encontraria com o presidente e pretendia discutir como evitar o bullying, tendo em vista em especial o caso de Jamey Rodemeyer, adolescente de 14 anos que se matou por causa de agressões que sofria.
Emprego
Em ritmo de campanha para a reeleição em 2012, Obama vem percorrendo o país em busca de apoio ao seu plano de geração de empregos. O presidente disse ontem que o plano de seu governo poderia causar um "efeito cascata" suficiente para iniciar a recuperação econômica do país. Ele falou em uma audiência com cidadãos promovida pela rede social profissional LinkedIn em Mountain View, na Califórnia.
Citando estatística de economistas independentes, Obama afirmou que o Ato de Empregos Americanos (American Jobs Act) pode criar 1,9 milhão de empregos e acrescentar cerca de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) americano.
"Este é o tipo de movimento grande e significativo na economia que pode causar efeitos cascatas e ajudar a recuperação a decolar", afirmou. O presidente americano disse, porém, que o plano não vai resolver todos os problemas econômicos do país, especialmente no mercado de habitação.
O executivo-chefe do LinkedIn, Jeff Weiner, disse, antes de apresentar Obama, que o país tem todas as ferramentas de que precisa para fazer a economia crescer, porém precisa de um caminho. Weiner endossou o Ato de Empregos Americanos, dizendo que Obama está traçando o caminho com seu plano.
Fundo emergencial
Os números mais recentes do fundo de ajuda a vítimas de desastres nos EUA mostravam saldo positivo de US$ 114 milhões na manhã de ontem. Calcula-se que o dinheiro seja suficiente para durar até o fim da semana, alguns dias além do originalmente previsto pela Agência Federal de Situações Emergenciais dos EUA (Fema, nas iniciais em inglês)
O novo número deixa o Congresso livre para aprovar o financiamento do governo federal entre 30 de setembro e 18 de novembro sem que oposição e situação tenham que brigar com relação a alterações de última hora no orçamento.