O presidente Barack Obama felicitou nesta terça-feira a rainha Elizabeth II por seu Jubileu de Diamante e manifestou a esperança de vê-la "reinar por muitos anos", exaltando as relações entre os Estados Unidos e o Reino Unido.
Em uma mensagem de vídeo no site da Casa Branca, Obama apresentou suas "sinceras felicitações", em seu nome e em nome dos americanos em ocasião dos 60 anos de reinado da soberana, e afirmou que ela é a "testemunha viva" da força da "relação especial" entre seus dois países.
Obama, o 12º presidente americano a governar durante o reinado de Elizabeth II, de 86 anos, desde o seu início em 1952, frisou que "vários presidentes e primeiros-ministros passaram, (mas) o reinado de Vossa Majestade durou".
"É gratificante notar que as ligações entre nossas nações permanecem indispensáveis para nossos dois países e para o mundo", acrescentou Obama, nascido nove anos depois de Elizabeth II ter sucedido seu pai George VI.
"Que a luz da coroa de Vossa Majestade continue a reinar durante muitos anos ainda", concluiu Obama, que realizou em 2011 uma visita de Estado à Grã-Bretanha durante a qual ele saudou suas relações cordiais com a soberana.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada