O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está irritado com as críticas feitas pelo comandante das forças norte-americanas no Afeganistão, general Stanley McChrystal, em uma revista, e todas as opções estão na mesa sobre o futuro dele, disse a Casa Branca nesta terça-feira (leia a matéria da revista Rolling Stone que causou a polêmica - em inglês).
Perguntado se o cargo de McChrystal está sob risco, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que haverá mais a ser dito após o encontro de Obama com o general em Washington na quarta-feira.
O secretário de Defesa, Robert Gates, disse que McChrystal cometeu um grande erro após um artigo na revista Rolling Stone no qual seus assistentes zombam de consultores próximos de Obama. Um foi chamado de "palhaço" e outro de "animal ferido".
A Casa Branca repercutiu estes comentários e deixou claro que o cargo do general está sob risco.
"Sem dúvida o general McChrystal, como o secretário Gates disse, cometeu um grande erro --um erro que ele terá a chance de conversar e responder amanhã", disse Gibbs.
"Todas as opções estão na mesa", acrescentou, ao ser perguntado se Obama considera afastá-lo do cargo.
Gibbs disse que Obama -- que se reunirá em particular com McChrystal -- ficou irritado com o artigo.
"Eu dei a ele o artigo na noite passada, e ele ficou irritado", disse Gibbs. "Nossos esforços no Afeganistão são maiores que uma pessoa", disse ele.