O presidente eleito Barack Obama indicou nesta terça-feira (16) o diretor-geral das escolas públicas de Chicago, Arne Duncan, amigo de longa data com quem costuma jogar basquete, para o cargo de secretário de Educação dos Estados Unidos.
No seu cargo de Chicago, Duncan enfrentou sindicatos e cobrou resultados das escolas. Obama disse que ele lutará para melhorar a qualidade nacional de professores e colégios.
"Para Arne, a reforma escolar não é só uma teoria num livro, é a causa da sua vida", disse Obama em entrevista coletiva. "E os resultados não são só notas ou estatísticas, e sim se nossas crianças estão desenvolvendo as capacidades de que precisam para competir com qualquer trabalhador do mundo por qualquer emprego."
Obama, que toma posse em 20 de janeiro, disse ao lado de Duncan, na quadra de uma escola em Chicago, que o esforço de longo prazo para mudar o país e gerar mais empregos e crescimento começa "nas escolas e salas de aula da América".
Duncan é o executivo-chefe das escolas públicas de Chicago, terceiro maior distrito escolar dos EUA, desde 2001. A atual secretária de Educação, Margaret Spelling, já se referiu a ele como um "visionário", que estaria muito qualificado para o cargo de secretário.
"Ele defendeu boas 'charter schools' (escolas particulares, conveniadas com o governo) quando isso era polêmico. Fechou escolas reprovadas e substituiu todo o seu pessoal, mesmo quando isso era impopular", disse Obama.
Duncan, que foi um dos capitães do time de basquete de Harvard, jogou profissionalmente na Austrália depois de se formar. Voltou a Chicago em 1992 para dirigir um programa de criação de oportunidades educacionais para crianças de periferia.
Ele também promoveu um movimento pela criação de escolas comunitárias, melhores, e teve sucesso em administrar escolas com recursos diminutos. O futuro secretário é favorável a abrir as escolas às comunidades, para que as pessoas invistam nelas.
"Embora muitas questões vão exigir sua atenção, estou convencido de que nenhuma questão é mais premente do que a educação", disse Duncan em entrevista coletiva. "Seja combatendo a pobreza, fortalecendo nossa economia ou promovendo a oportunidade, a educação é o fio comum."