Pesquisa Gallup divulgada nesta terça-feira (2) nos Estados Unidos coloca o candidato do Partido Democrata, senador Barack Obama, com 50% das intenções de voto pela primeira vez; o senador John McCain, do Partido Republicano, tem 42%. A pesquisa foi feita entre domingo (31) e esta segunda-feira (1), com 2.772 eleitores registrados; a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Embora Obama tenha alcançado pela primeira vez os 50% das preferências, sua vantagem em relação a McCain é menor do que no final de julho, ao fim da viagem do candidato oposicionista à Europa e ao Oriente Médio; naquela ocasião, Obama tinha 49% das intenções de voto e McCain, 40%.
Os 42% de intenções de voto de McCain na última pesquisa Gallup estão bastante abaixo do pico de 48% que ele havia alcançado no fim de abril e no começo de maio, mas superam os 40% que ele havia obtido em várias pesquisas feitas durante o mês de julho. O número de indecisos, 8%, é levemente inferior aos 9% a 11% registrados nas pesquisas feitas durante agosto.
Segundo a Gallup, o número de eleitores democratas que antes apoiavam a candidatura da senadora Hillary Clinton e agora pretendem votar em Obama cresceu para 81% (na pesquisa divulgada nesta terça), de 70% antes da convenção nacional do partido, realizada na semana passada.
Os dados das pesquisas Gallup podem ser obtidos em http://www gallup.com (Renato Martins)
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião