O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, lidera a intenção de voto com 48% da preferência do eleitorado americano, enquanto o candidato republicano John McCain tem 42% das preferências, indica a pesquisa diária do Instituto Gallup publicada neste domingo, na página do Gallup na internet. A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de agosto e cobre o período imediatamente posterior à convenção nacional do Partido Democrata, encerrada na quinta-feira passada.
"Embora um pouco abaixo da liderança de oito pontos porcentuais que Obama chego a abrir sobre McCain durante a convenção, a pesquisa representa uma clara melhora para o candidato democrata, em comparação há uma semana, quando a corrida presidencial estava empatada", informa o Gallup. Na pesquisa feita entre 20 e 22 de agosto, Obama tinha 46% da intenção de voto e McCain tinha 44%. A margem de erro da pesquisa diária Gallup é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estavam em empate técnico.
"Como a atual pesquisa mostra, Obama não ganhou nenhum apoio adicional na sondagem desde seu geralmente bem aceito discurso de aceitação da candidatura, na quinta-feira à noite. De qualquer maneira, o período entre 28 e 30 de agosto inclui dois dias de pesquisas, desde que McCain anunciou a escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, para ser candidata à vice-presidência na sua chapa," informa o Gallup. McCain anunciou a escolha na manhã da última sexta-feira.
Na pesquisa publicada hoje, 6% dos entrevistados disseram não ter opinião e 4% disseram que não votarão em nenhum dos dois candidatos. O Gallup entrevistou 2.730 pessoas, todas eleitores registrados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink