Obama acena ao cruzar jardim da Casa Branca| Foto: Reuters/Yuri Gripas
Romney está

O presidente norte-americano, Barack Obama, tem vantagem sobre Mitt Romney em três estados-chave, em grande parte porque os eleitores o consideram mais simpático do que o rival republicano, mostrou uma pesquisa divulgada ontem.

CARREGANDO :)

A pesquisa da Univer­­si­­dade Quinnipiac, com mais de 3,5 mil prováveis eleitores no pleito de 6 de novembro nos EUA, apontou Obama à frente por 11 pontos percentuais na Pensilvânia (53% a 42%) e 6 pontos percentuais em Ohio (50% a 44%) e Flórida (51% a 45%). Obama ganhou em todos os três estados na eleição presidencial de 2008.

Pelo menos 50% dos entrevistados nos três estados emitiu um parecer "favorável" de Obama em comparação com cerca de 40% para Romney, segundo a pesquisa, que tem uma margem de erro de mais ou menos 2,9 pontos percentuais.

Publicidade

A campanha de Obama tentou retratar Romney, um dos homens mais ricos a tentar a Presidência, como fora de contato com os norte-americanos comuns.

Várias pesquisas mostram uma disputa acirrada em todo o país entre o presidente democrata e o candidato republicano no momento em que a economia dos EUA está em dificuldades e o desemprego permanece elevado. Uma pesquisa Reuters/Ipsos no mês passado apontou o apoio a Obama entre os eleitores norte-americanos melhorando em meio ao maior otimismo sobre o futuro.

"O presidente está concorrendo melhor nos estados decisivos do que nacionalmente", disse Peter Brown, diretor-assistente do Instituto de­­­­ Pesquisa da Universidade Quinnipiac, que acrescentou­­ que nenhum presidente dos EUA ganhou uma eleição sem­­ vencer em pelo menos dois­­ dos três estados sondados desde 1960. "Parte da razão pode ser que a taxa de desemprego em­­ Ohio está bem abaixo da média nacional. Na Flórida, ela vem caindo ao longo do último ano, enquanto em ní­­vel nacional não tem sido­­ o caso", disse Brown em um comunicado.

A pesquisa foi realizada entre 24 e 30 de julho em con­­junto com o New York Times e a CBS News.

Publicidade