O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que é mais urgente do que nunca aproveitar a oportunidade para tentar reviver os esforços de paz palestino-israelenses, mesmo neste momento de instabilidade no Oriente Médio.
Em declarações na Casa Branca, depois de reunir-se com o presidente israelense, Shimon Peres, Obama pressionou Israel e os palestinos a tirar proveito da onda de mudanças no mundo árabe e procurar fazer avançar o processo de paz, há muito tempo estancado.
Mas Obama, cujas tentativas de alcançar um acordo de paz pouco avançaram desde que tomou posse, não apresentou nenhuma nova proposta para aproximar os dois lados. Ele afirmou que compartilha com Peres "a crença de que este é tanto um desafio como uma oportunidade". Peres é um veterano estadista, laureado com o Prêmio Nobel da Paz, mas seu cargo é, de modo geral, apenas cerimonial.
"Com os ventos da mudança soprando no mundo árabe, é mais urgente do que nunca que nós tentemos agarrar a oportunidade de criar uma solução pacífica entre palestinos e israelenses", disse Obama a repórteres.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Deixe sua opinião