O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja mudanças na política dos EUA para a guerra no Afeganistão e pretende renovar os esforços para caçar o líder terrorista Osama bin Laden, levando o combate à rede Al-Qaeda como a máxima prioridade externa do país, informou uma reportagem do The Washington Post nesta terça-feira (11).

CARREGANDO :)

O jornal afirma que Obama, que tomará posse em 20 de janeiro de 2009, quer explorar uma estratégia mais regional no Afeganistão, o que inclui a possibilidade de negociações com o Irã, país que tem influência no vizinho.

"Esse (a Al-Qaeda) é nosso inimigo", o Post citou um assessor de Obama não identificado. "E ele (bin Laden) precisa ser nosso principal alvo".

Publicidade

Conselheiros em segurança nacional não identificados disseram que Obama acredita que a administração Bush deixou em segundo plano a caçada a bin Laden, após o líder da Al-Qaeda ter conseguido iludir durante anos os seus perseguidores.

A reportagem também cita oficiais da inteligência americana, os quais afirmam que a busca por bin Laden permanece intensiva, e ressaltam que a Al-Qaeda permanecerá um perigo mesmo que bin Laden seja neutralizado.

Integrantes da equipe de transição de Obama "ainda precisam examinar os dados disponíveis dos militares e da inteligência e como eles estão sendo usados", informou o Post.

Segundo a matéria, além do Irã, precisará haver uma aproximação diplomática com o Paquistão, onde acredita-se que bin Laden esteja escondido. As informações são da Associated Press.

Veja também
  • Atentado suicida mata dois soldados da Espanha no oeste do Afeganistão
  • Junta investiga ataque aéreo dos EUA que matou 37 civis afegãos
  • Suposto míssil dos EUA mata 13 no Paquistão
  • Dezenove mortos e dezenas de feridos em ataques no Paquistão
Publicidade