O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira, os nomes da representante Hilda Solis (democrata pela Califórnia) como secretária do Trabalho, e do representante Ray Lahood (republicano pelo Illinois) para chefiar o Departamento dos Transportes. Obama também designou o ex-prefeito de Dallas, Ron Kirk, para comandar o Escritório Comercial dos EUA (USTR) e da investidora Karen Mills como titular da Administração das Pequenas Empresas.
Segundo Obama, todos ajudarão a criar empregos para enfrentar a crise econômica. "Estes líderes ajudarão a elaborar um plano de recuperação para o século 21 com a meta de criar 2,5 milhões de empregos novos", disse Obama.
Obama também manifestou seu apoio ao socorro de US$ 17,4 bilhões anunciado hoje pelo presidente americano George W. Bush à General Motors e à Chrysler, mas ressaltou que as montadoras precisam se reestruturar a longo prazo e investir em novas tecnologias.
Obama não quis dizer de quanto será o novo pacote contra a recessão que os democratas estão elaborando. Alguns economistas disseram que será de até US$ 850 bilhões, a serem gastos em dois anos. Obama ressaltou que o objetivo do pacote será criar empregos, recuperar a economia americana e estabilizar os mercados financeiros. "Isso vai custar bastante dinheiro. Mas nós não vamos desperdiçá-lo. Se nós construirmos uma rodovia, não será uma estrada para lugar nenhum", disse o presidente eleito dos EUA.
Trabalho
A escolha de Hilda Solis para chefiar o Departamento do Trabalho atraiu elogios dos sindicatos, embora tenha preocupado os empresários.
Solis, em seus oito anos no Congresso, teve o foco em empregos "ecológicos", seguro de saúde e reforma das leis de imigração. "Hilda é uma campeã da nossa classe média" disse Obama, referindo-se à deputada filha de imigrantes mexicanos e salvadorenhos.
"Nós sabemos que existe um novo xerife na cidade e as coisas mudarão. Nós teremos alguns desacordos com ela, mas seremos capazes de trabalhar juntos", disse Randy Johnson, vice-presidente de trabalho, imigração e benefícios laborais da Câmara Americana de Comércio, em declarações feitas nesta semana
Inteligência
Segundo informações obtidas pela agência Dow Jones, Obama escolheu o almirante aposentado Dennis C. Blair para ser o chefe dos serviços de espionagem da futura administração, informou o Wall Street Journal. Segundo o jornal, Obama ainda analisa nomes para chefiar a Agência Central de Inteligência (CIA).
O presidente eleito só deverá anunciar os nomes para a inteligência após o feriado de Natal. Obama deverá partir no final de semana para o Havaí, onde passará o Natal com a família. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião