O presidente Barack Obama nomeou Loretta Lynch como procuradora-geral dos Estados Unidos. Loretta atuava como procuradora no Brooklyn, em Nova York, e assume o cargo em substituição a Eric Holder.
Obama fez o anúncio em discurso hoje, na Casa Branca e disse: "Em seus 30 anos de carreira, ela tem se destacado como uma advogada, dura, justa e independente. Obama enfatizou ainda que Loretta Lynch atuou anos na luta contra o terrorismo e crimes cibernéticos, "com determinação na defesa dos direitos civis", complementou o presidente dos Estados Unidos.
De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, a nomeação de Lynch é uma tentativa do governo de atuar com o novo senado, controlado por Republicanos, já que a procuradora não tem relações próximas com ninguém da Casa Branca e já processou tanto Republicanos como Democratas ao longo de sua carreira.
A confirmação de Loretta Lynch ao cargo de procuradora-geral dos Estados Unidos ainda será submetida ao Senado. Quando confirmado Lynch será a primeira mulher afro-americana a ocupar o cargo.
Fonte: Dow Jones Newswires
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”