O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (3) a nomeação do senador Judd Gregg, republicano do estado de New Hampshire, como novo secretário de Comércio.
Gregg, de 61 anos, é um legislador respeitado e um experiente negociador. Também é o principal nome do Partido Republicano - de oposição a Obama - na Comissão de Orçamento do Senado.
Espera-se que ele tenha um papel-chave para ajudar a convencer os membros de seu partido a apoiar o pacote de estímulo à economia proposto por Obama.
Gregg havia dito que não aceitaria o cargo se isso levasse o Partido Democrata mais perto da marca de 60 votos no Senado.
O governador de New Hampshire, o democrata John Lynch, prometeu que indicaria um republicano para a vaga deixada em aberto por Gregg.
Se isso acontecem, os republicanos terão impedido que os democratas consigam uma "supermaioria" de 60 cadeiras para aprovar legislações sem a interferência republicana.
Os democratas atualmente possuem 58 assentos na Câmara Alta, de um total de 100, mas a cadeira por Minnesota ainda não foi definida e é disputada judicialmente pelo democrata Al Franken e pelo republicano Norman Coleman.
Gregg ocupará o cargo que era inicialmente destinado ao governador democrata do Novo México, Bill Richardson.
Richardson havia desistido em 4 de janeiro de assumir o cargo devido a uma investigação judicial feita numa empresa que mantém negociações com o estado que ele dirige.
Deixe sua opinião